9º ANO - INDUSTRIALIZAÇÃO

Industrialização


Industrialização é o processo de desenvolvimento do setor industrial de um determinado território. Esse processo pode ser compreendido, também, como um fenômeno socioespacial que provoca transformações no modo de vida da população e na maneira como a sociedade se organiza no espaço. Iniciada na Inglaterra no século XVIII, a industrialização se processou por meio de diversas etapas, as chamadas Revoluções Industriais, e de forma desigual entre os diferentes países, podendo ser classificada em: clássica, planificada e tardia.

O processo de industrialização provoca o crescimento das áreas urbanizadas e imputa maior dinamismo às economias nacionais. Em contrapartida, foi um dos principais responsáveis pelo aumento da emissão de gases poluentes na atmosfera, além de causar outros tipos de poluição ambiental.

No mundo, o processo de industrialização começou com a Primeira Revolução Industrial. A industrialização não aconteceu de maneira homogênea no espaço mundial. Esse processo aconteceu através de três diferentes etapas, que são as chamadas Revoluções Industriais.

O Brasil passou por um processo tardio de industrialização, tendo iniciado no século XIX e se expandido a partir da década de 1930 mediante políticas de Estado e capitais públicos e privados.

A expansão das áreas urbanas e a dinamização do comércio e da economia são impactos positivos da industrialização.

O aumento da emissão de gases poluentes na atmosfera e o desemprego estrutural decorrente da automação da produção são impactos negativos da industrialização.

A história da industrialização começa na Europa do século XVIII, com o advento da Primeira Revolução Industrial. Inúmeros fatores contribuíram para que esse processo se iniciasse na Inglaterra, dentre os quais podemos destacar a emergência de uma classe social detentora de amplo volume de capitais, que era a burguesia, as políticas econômicas e de cerceamento de terras e a disponibilidade de matéria-prima para o desenvolvimento da atividade industrial.

O surgimento das unidades industriais no território inglês provocaram mudanças profundas na sua organização espacial, com o crescimento das áreas urbanas, além de transformar o modo de vida da população, sedimentando um estilo de vida urbano dedicado, majoritariamente, ao trabalho e novas formas de consumo. Outro ponto importante do princípio da industrialização foi a consolidação do capitalismo como sistema econômico dominante, sendo baseado, dentre outros fatores, na geração de lucro e no acúmulo de capitais.

Características da industrialização em cada fase da Revolução Industrial

Primeira Revolução Industrial: aconteceu na Europa a partir de meados do século XVIII, estendendo-se entre 1760 e 1850. A principal inovação tecnológica dessa etapa foi a máquina a vapor, com a utilização de carvão como fonte de energia, sendo marcada ainda pela introdução de maquinários no processo de produção (maquinofatura) e pelo estabelecimento de novas relações de trabalho no meio urbano.

Segunda Revolução Industrial: abrangeu um maior número de territórios do que a primeira etapa, incluindo agora países como Alemanha, Países Baixos, Estados Unidos e Japão. Perdurou entre 1850 e 1949, aproximadamente, e ficou marcada pelo advento de novas fontes de energia, com destaque para a eletricidade e o petróleo, e invenções como os motores a combustão e elétricos. Dentre os ramos produtivos da Segunda Revolução Industrial podemos mencionar a siderurgia e a metalurgia, além do aperfeiçoamento da indústria química.

Terceira Revolução Industrial:

iniciada na segunda metade do século XX, focou na digitalização, com o uso de computadores, automação e internet, transformando a comunicação e a forma de processar informações. Os países emergentes passaram a integrar o grupo de países industrializados, dando início à sua industrialização tardia.

Quarta Revolução Industrial: iniciou em 2011, segundo dados de Schwab, presidente do Fórum Econômico Mundial, e autor do livro “A Quarta Revolução Industrial”. Segundo ele, o conceito está ligado ao de Indústria 4.0, modelo empresarial que já tinha como objetivo utilizar todas as tecnologias atualmente disponíveis para gerar conhecimento e produtividade. Ela combina tecnologias digitais, físicas e biológicas, como inteligência artificial, internet das coisas e impressão 3D, criando sistemas inteligentes e interconectados.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

6º ANO - JOGOS REVISÃO 1º TRIMESTRE