9º ANO - HEGEMONIA EUROPEIA
a) A expansão marítimo-comercial europeia, nos séculos XV, XVI e XVII, foi o marco inicial da construção da hegemonia da Europa no mundo entre esses séculos e a Primeira Guerra Mundial.
b) Ao incorporar a África, a América e a Oceania e fundar colônias na América e feitorias na África e na Ásia, a Europa ampliou o seu espaço comercial permitindo que realizasse a “acumulação primitiva do capital”, ou seja, o processo de acumulação de riquezas.
c) Nos séculos XVIII e seguintes, alguns países europeus como Inglaterra, França, Bélgica, Itália e Alemanha passaram pela Primeira e pela Segunda Revolução Industrial e a implantação do capitalismo industrial e do neocolonialismo ou imperialismo.
d) No século XIX, esses países se lançaram sobre a África e a Ásia, substituindo as feitorias do século XVI pela apropriação de territórios e a implantação de impérios coloniais.
e) Apesar da resistência de povos africanos e asiáticos, a superioridade técnica, principalmente em armamentos, facilitou a conquista.
f) Entre 1884 e 1885 realizou-se a Conferência de Berlim, por proposta do chanceler alemão Otto Von Bismark, com a finalidade de regularizar a partilha da África entre as várias potências europeias.
g) Em 1886 foi desenhado o mapa cor-de-rosa, que expressava a pretensão portuguesa de unir Angola à Moçambique, estes territórios hoje ocupados por Zâmbia, Zimbabue e Malawi.
h) Esta pretensão portuguesa colidia com a pretensão inglesa de unir a Cidade do Cabo ao Cairo e, em1890, a Inglaterra enviou um ultimato a Portugal, o chamado Ultimato Inglês, para que Portugal retirasse imediatamente as suas tropas do território entre Angola e Moçambique.
i) Portugal, muito dependente economicamente da Inglaterra, obedeceu de imediato o que contribuiu para o desprestigio da monarquia.
j) A influência europeia no mundo foi grande nos períodos históricos representados, do século XVI até o XIX. E continuou pelo século XX, pois a descolonização africana e asiática ocorreu somente na segunda metade do século XX, com a exceção da Índia, em 1947.
k) A influência europeia também se estendeu pelo mundo por meio de instituições, leis, religiões, formas e sistemas de governo, línguas, artes, filosofias, ciências, tecnologias etc. A Europa ditava a moda na maneira de se vestir, no modo de pensar e na educação formal, e a língua francesa era falada entre classes sociais mais abastadas em diferentes países do mundo.
Comentários
Postar um comentário