6º ANO - ZONA RURAL E ZONA URBANA

 

Zona Rural e Zona Urbana

A zona urbana e a zona rural são conceitos utilizados na geografia para diferenciar dois tipos de espaços geográficos.

De tal modo, a zona rural, também chamada de campo, é aquela que não faz parte dos meios urbanos. É utilizada para o desenvolvimento de atividades de agricultura, pecuária, extrativismo, silvicultura, conservação ambiental, turismo rural (ecoturismo), dentre outras.

As pessoas que vivem no campo formam a comunidade rural.

Já as zonas urbanas são áreas que passaram pelo processo de urbanização impulsionado, sobretudo, pela industrialização. Possuem uma economia mais forte e mais atividades ligadas aos setores de comércio e de serviços.

Além disso, a densidade demográfica das áreas urbanas é superior à das zonas rurais. As pessoas que vivem nas cidades constituem a comunidade urbana.

A zona rural é composta por florestas, pastagens e outras formas de uso da terra. As pessoas que habitam essas áreas geralmente vivem em pequenos grupos, com uma economia baseada na agricultura, pecuária, mineração, pesca e outras atividades relacionadas à terra.

A forma de ocupação da terra pode ter maior ou menor impacto ambiental, dependendo da atividade realizada nessas áreas, principalmente se forem grandes empresas ou latifundiários.

Em algumas regiões, atividades como mineração, criação de animais ou agricultura em grande escala podem prejudicar o meio ambiente, causando desmatamento, poluição de rios e do solo. Isso pode afetar a qualidade de vida dos moradores dessas áreas e esgotar recursos naturais.

No entanto, outras áreas rurais são ocupadas por pequenas comunidades de camponeses. Ao contrário dos grandes fazendeiros, as técnicas agrícolas do camponês costumam ser menos agressivas, sendo menos prejudiciais ao meio ambiente. Por outro lado, a produtividade, seja agrícola ou pecuária, também é menor.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

6º ANO - JOGOS REVISÃO 1º TRIMESTRE