9º ANO - CORREÇÃO PÁGINAS 235, 243, 251 e 260.
Página 235
1 - Caracterize a situação econômica russa após o colapso do regime socialista e o fim da União Soviética, no final da década de 1980.
R: A Rússia enfrentou uma série de dificuldades econômicas. Uma delas foi a necessidade de modernizar o setor industrial, sobretudo o de bens de consumo, que, durante o regime socialista, foi colocado em segundo plano, tornando-se sucateado ao longo do tempo.
2 - Por que a Rússia apresenta papel de destaque na economia internacional?
R: Principalmente porque suas riquezas naturais fazem do país um dos maiores fornecedores mundiais de recursos energéticos, como carvão mineral, petróleo e gás natural.
3 - O que a Rússia fez para consolidar sua economia de mercado?
R: Fez elevados empréstimos financeiros internacionais e passou a investir pesadamente em seu crescimento econômico.
4 - Como se caracteriza a produção industrial russa?
R: . A produção industrial russa é concentrada na parte europeia do país, voltada, sobretudo, para o beneficiamento dos recursos naturais, como as indústrias petroquímicas.
5 - Como se caracteriza a produção agrícola russa?
R: Na agricultura, a Rússia se destaca no cultivo de batata, trigo e aveia; no entanto, precisa importar alimentos para suprir o consumo da sua população, principalmente de carne.
6 - Qual é o interesse da Rússia em apoiar as tropas do governo sírio?
R: Interesse econômico em vender materiais bélicos fabricados em seu território e, mantendo o apoio ao atual presidente sírio, também garante a permanência da base naval na Síria.
Página 243
1. O que foi a Revolução Meiji?
R: Foi uma revolução que acelerou o processo de industrialização e modernização da economia japonesa. Investimentos maciços em setores como educação (do ensino primário ao universitário), infraestrutura (ferrovias, portos) e indústrias de base (siderúrgicas) impulsionaram o crescimento econômico do país.
2. O que são os chamados zaibatsus?
R: Os zaibatsus são fortes conglomerados empresarias familiares que impulsionaram o crescimento da economia japonesa.
3. Mesmo derrotado na Segunda Guerra Mundial, por que a economia japonesa se reconstruiu tão rapidamente após esse conflito?
R: A reconstrução econômica do país se iniciou na década de 1950 com o apoio financeiro dos Estados Unidos, que tinham o objetivo principal de conter a expansão do socialismo soviético na região do Pacífico.
4. Além da ajuda externa, que outros fatores contribuíram para a recuperação da economia japonesa no pós-guerra?
R: A disponibilidade de mão de obra barata vinda do campo para as indústrias; longas jornadas de trabalho feitas pelos operários; altos investimentos em educação voltados para a qualificação da mão de obra e o desenvolvimento científico-tecnológico.
5. De que maneira as indústrias japonesas se tornaram as mais modernas e competitivas do mundo?
R: Com pesados investimentos em pesquisas científicas voltadas para o aprimoramento tecnológico, que promoveram a automação e a robotização das fábricas, as indústrias japonesas aumentaram muito sua produtividade, diminuíram seus custos de produção e ampliaram expressivamente seus lucros.
6. Os recursos minerais e energéticos existentes no território japonês são suficientes para suprir o consumo de seu parque industrial? Justifique sua resposta.
R: Não. Pois, devido à pequena extensão de território e à carência de recursos minerais e energéticos, a economia japonesa depende da importação desses produtos para suprir o grande consumo de seu gigantesco parque industrial.
7. Apesar da alta produtividade agrícola, o Japão não produz o suficiente para abastecer seu consumo interno. Quais fatores inviabilizam a expansão da agropecuária no território japonês?
R: O relevo montanhoso e a pequena extensão territorial do Japão restringem a expansão das atividades agropecuárias no país.
Página 251
1. De que maneira o Partido Comunista Chinês buscou acelerar o desenvolvimento econômico do país?
R: Os dirigentes do partido investiram no desenvolvimento da atividade industrial, sobretudo na implantação das indústrias de base (siderúrgicas, metalúrgicas, mineradoras).
3. Por que a China passou a ser considerada um país que adota um sistema político-econômico chamado de economia socialista de mercado?
R: Porque as reformas econômicas realizadas pelo partido socialista fizeram o país adotar um sistema político-econômico que mescla política socialista com a economia de mercado.
4. Explique a importância do carvão mineral para a economia chinesa e a questão ambiental envolvida nisso.
R: A economia chinesa utiliza o carvão mineral como principal fonte de energia. Cerca de 86% da energia elétrica no país é gerada em usinas termelétricas movidas pela queima de carvão mineral. No entanto, a queima do carvão tem grandes impactos ambientais.
Página 260
1. Onde estão localizadas as maiores concentrações urbanas da Índia?
R: Na porção norte do país, ao longo do vale do rio Ganges, e também nas imediações dos grandes centros urbanos localizados tanto na região costeira como no interior do país.
2. Sobre o processo de modernização econômica da Índia, responda às questões.
a ) Quando teve início a modernização econômica desse país?
R: A modernização econômica da Índia teve início na década de 1950, logo após o país se tornar independente da Inglaterra.
b ) Quais foram os principais investimentos do governo indiano para alavancar o desenvolvimento econômico do país?
R: Desenvolvimento das indústrias de base (mineradoras, siderúrgicas, metalúrgicas, petroquímicas). Depois, foram feitos investimentos em infraestrutura (energia, transporte, comunicação) e em desenvolvimento científico e tecnológico.
c ) Escreva, no caderno, como se caracteriza o setor industrial de alta tecnologia na Índia.
R: O setor de alta tecnologia se apoia em grandes investimentos em centros de pesquisa e ensino universitário, voltados para a formação de uma mão de obra altamente qualificada para essas indústrias. Destaca-se a produção de artefatos nucleares, satélites espaciais e informática.
3. O que foi a chamada Revolução Verde?
R: Essa revolução foi caracterizada pelo desenvolvimento de pesquisas voltadas para a modernização e o aumento da produção do campo, principalmente pelo uso de máquinas e de implementos agrícolas, pela aplicação intensiva de agrotóxicos no combate às pragas e pela utilização de sementes mais resistentes e produtivas, assim como de adubos para a fertilização dos solos, pelo emprego de novas técnicas de cultivo e de criação de animais.
Comentários
Postar um comentário