8º ANO - CORREÇÃO PÁGINA - 204
1 - A mineração é uma atividade economicamente importante para os países da América Latina? Justifique sua resposta.
R: Sim, pois para alguns países como Venezuela, Jamaica, Chile, e Bolívia, a mineração representa mais de 50% do total de suas exportações.
3 - Como vimos, a concentração fundiária existente na América latina é uma herança do período colonial. No entanto, o que contribui para que essa concentração de terra seja mantida atualmente entre os países que latino-americanos?
R: Vem sendo mantida pelas políticas agrárias existentes que, de certa forma, não beneficiam os pequenos proprietários rurais. Assim, muitos agricultores, sem condições de manter suas lavouras, vendem as terras e migram para as cidades.
4 - Por que o Brasil e outros países, como a Argentina e o México, são considerados de industrialização tardia?
R: Porque o processo de industrialização na América Latina ocorreu somente a partir do século XX, enquanto nos países desenvolvidos da Europa o processo de industrialização teve início ainda no século XVIII.
5 - O que significa industrialização por substituição de importações?
R: Significa que, em razão da falta de produtos importados, após as grandes guerras mundiais, os países latino-americanos passaram a investir na industrialização visando suprir o mercado interno. Esse processo de industrialização ocorreu no Brasil, na Argentina e no México, no século XX.
6 - Explique o que são indústrias maquilladoras e como elas funcionam.
R: São empresas estadunidenses sobretudo montadoras de automóveis, de produtos eletroeletrônicos e de informática, que passaram a se instalar em território mexicano, principalmente após a década de 1960. Essas empresas importam peças fabricadas nos Estados Unidos e utilizam mão de obra mexicana de cidades próximas a fronteira.
7 - Explique o que narcotráfico. Qual ma relação entre o narcotráfico e a atividade agrícola desenvolvida em alguns países da América Latina?
R: O comércio ilegal de drogas. Atualmente, vários grupos de guerrilheiros e narcotraficantes estimulam o cultivo de coca entre os camponeses, sendo que muitos deles já deixaram de cultivar os produtos tradicionalmente comerciais, como frutas, grãos e cana-de-açucar, e passaram a sobreviver do cultivo da coca.
Comentários
Postar um comentário