8º ANO - EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE PRODUÇÃO
A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE PRODUÇÃO
1. A evolução dos meios de produção
Desde o início da história da humanidade a relação entre homem e natureza é interligada pela técnica como uma maneira encontrada pelo homem de superar as condições impostas pela natureza nas diversas atividades humanas. Da pré-história até os dias atuais essas técnicas foram ficando cada vez mais complexas, e baseadas nessa evolução, a história do meio geográfico pode ser dividida em três etapas:
2. Meio natural
Seria o estágio inicial do processo de produção das atividades humanas. Nesse longo período que marcou o início e a formação das primeiras civilizações, bem como o avanço de todas as sociedades pré-industriais, as práticas sociais eram inteiramente dependentes do meio natural.
Mas isso não impediu que práticas importantes ainda hoje utilizadas fossem desenvolvidas. Assim, várias técnicas agrícolas e também pecuárias foram elaboradas, muitas delas ainda vistas como formas de preservar os solos, tais como o terraceamento. As técnicas da pecuária também passaram pelo mesmo ideário.
3. Meio técnico
Com o passar do tempo, as técnicas e os objetos técnicos foram sendo mais bem desenvolvidos à medida que o conhecimento humano expandia-se, o que propiciou a formação das bases que consolidaram a ascensão do meio técnico, cujo marco principal envolveu as duas primeiras revoluções industriais.
Com isso, o espaço transformou-se em um espaço mecanizado, dotado de uma disponibilidade cada vez mais ampla de bens artificiais e mecanizados, em vez de simplesmente culturais.
Dessa forma, o ser humano ganhou uma renovada capacidade de enfrentar e, em alguns casos, de manter certo controle sobre as leis da natureza, com uma maior possibilidade de transformá-la em larga escala.
4. Meio técnico-científico-informacional
Atualmente, diz-se que estamos vivenciando não mais um meio puramente mecanizado ou tecnicista, mas um meio também marcado pela maior presença das descobertas científicas e das tecnologias da informação, o meio técnico-científico-informacional.
Ele representa, sobretudo, o período que se manifestou de maneira mais acabada a partir dos anos 1970 como consequência da Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científica-Informacional. O principal marco desse momento é a união entre ciência e técnica pautada sob os apoios financeiros do mercado.
É importante compreender que tais transformações não se consolidaram em todas as partes do planeta de maneira igualitária. Aliás, o desenvolvimento das diferentes técnicas em um número restrito de localidades permitiu o avanço das desigualdades e a intensificação das relações de dependência política e econômica entre os diferentes espaços.
Comentários
Postar um comentário