8º ANO - EMPRESAS MULTINACIONAIS

Empresas multinacionais

Multinacionais, conhecidas também como transnacionais, são empresas com sua sede instalada em um país e que dispõem de várias filiais em outros países.


Elas ampliaram a sua presença no espaço mundial após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando se consolidou o processo de globalização e houve o aperfeiçoamento dos meios de transporte e de comunicação, favorecendo os fluxos de informações, capitais e mercadorias. Foi nesse mesmo período que mais empresas desse tipo ingressaram no Brasil.


As maiores multinacionais do hoje são as que atuam nos setores da tecnologia e energético, seguindo as demandas de um mundo modernizado e altamente conectado.


Sobre empresas multinacionais:

  • São aquelas que possuem a sede instalada em um país e filiais espalhadas por diversos outros países.


  • São chamadas também de empresas transnacionais.


  • Entre seus objetivos, estão a redução dos custos com o processo de produção e a ampliação da sua margem de lucro.


  • A instalação de uma filial em um país depende dos fatores locacionais, como infraestrutura, aparato normativo e fiscal, mão de obra e matérias-primas.


  • Seu surgimento aconteceu durante a primeira fase do capitalismo, mas elas expandiram globalmente a partir do final da Segunda Guerra Mundial.


  • Com a globalização, a modernização dos meios de comunicação e transporte facilitou a difusão delas pelo espaço mundial.


  • Estão presentes no Brasil desde o início do século XX. Sua presença foi ampliada a partir da década de 1950 mediante políticas governamentais.


  • As maiores multinacionais brasileiras hoje são a Vale e a Petrobras.


  • Em escala global, as empresas de tecnologia dominam o ranking das maiores multinacionais.


As empresas multinacionais podem ser definidas como aquelas que têm a sua matriz ou sede instalada em determinado país e filiais espalhadas por diversos outros países e territórios, sem um limite exato para a quantidade de locais em que elas atuam.


O processo de globalização e aperfeiçoamento dos meios de informação e de comunicação, em conjunto com a internacionalização do capital, facilitou o avanço das grandes empresas multinacionais pelo mundo, estando presentes hoje em todos os continentes e na maioria dos países. Por essa razão, o conceito de multinacional tem cada vez mais dado lugar ao conceito de transnacional. Isso porque essas companhias não se limitam às suas fronteiras nacionais, tendo como campo de ação todo o espaço mundial.


Quais os objetivos das empresas multinacionais?

A difusão das empresas multinacionais pelo espaço mundial apresenta diversos objetivos específicos que variam consideravelmente de acordo com o setor em que cada uma delas desenvolve as suas atividades. Apesar disso, é possível identificar muitos objetivos em comum entre essas empresas, alguns dos quais foram viabilizados pelo novo período técnico-científico em que nos inserimos. Listamos alguns desses objetivos abaixo.


  • Conquista e expansão de um novo mercado consumidor, isto é, do público-alvo ao qual o produto que essas empresas oferecem é destinado.


  • Busca por novas fontes de matérias-primas.


  • Procura por mão de obra barata e qualificada.


  • Obtenção de vantagens locacionais oferecidas pelos países onde elas pretendem se instalar.


  • Redução dos gastos com impostos e taxas de exportação e importação.


  • Aumento da sua margem de lucro com base na redução dos custos do processo produtivo, que compreende desde a aquisição de matérias-primas até o transporte de mercadorias.


Empresas multinacionais no Brasil

As empresas multinacionais ampliaram a sua presença no Brasil quase no mesmo período em que houve a sua expansão pelo mundo na segunda metade do século XX. Estamos tratando aqui do período que corresponde às décadas de 1950 e 1960, quando principalmente as montadoras automobilísticas intensificaram seu ingresso no país em decorrência das políticas econômicas e de desenvolvimento implantadas pelo governo do então presidente Juscelino Kubitschek. Nota-se, entretanto, que empresas como a italiana Ford já atuavam no Brasil desde a década de 1920.

Voltando um pouco mais no tempo, o embrião do que viriam a ser algumas empresas multinacionais brasileiras surgiu ainda entre meados do século XIX e início do século XX, como foi o caso da atual Ambev e da Alpargatas, respectivamente do setor de bebidas e calçados. Nas décadas de 1940 e 1950, foram fundadas a Vale do Rio Doce, hoje Vale, e a Petrobras, consideradas hoje as maiores multinacionais brasileiras ao lado da Ambev, do grupo Itaú e do Bradesco, ambos do setor bancário.


A adoção das políticas neoliberais e a maior abertura econômica ao capital internacional, a partir do final do século XX, ampliaram em muito a presença de empresas multinacionais no território brasileiro, e as políticas econômicas adotadas em períodos subsequentes tornaram o país um campo fértil para os investimentos estrangeiros e para a presença dessas empresas transnacionais em setores diversos, como o alimentício, tecnológico, financeiro, automotivo e de energia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

6º ANO - JOGOS REVISÃO

6º ANO - CATEGORIAS DA GEOGRAFIA

6º ANO - CORREÇÃO PÁGINA 147