7º ANO - O TERRITÓRIO BRASILEIRO
O território brasileiro
Possui paisagens muito diversas que predominam aspectos naturais, econômicos e culturais.
O Brasil possui grande extensão territorial, considerado um país de dimensões continentais.
Atualmente são considerados os seis países com maior extensão territorial: Rússia, Canadá, Estados Unidos, China, Brasil e Austrália.
Os pontos extremos do Brasil são: ao norte, o Monte Caburaí em Roraima; arroio Chuí no Rio Grande do Sul; Ponta do Seixas em Pernambuco à leste; e Serra da Contamana no Acre, à oeste.
A configuração territorial de um país, é definida pelos limites, que indica até onde esse território se estende, que são reconhecidos por meio de acordos e tratados entre os países.
Fronteira é uma faixa de terra que se estende ao longo de limites de um país, que podem ser terrestres ou marítimas.
O território de um país pode ser contínuo ou descontínuo. O território brasileiro é quase totalmente contínuo, com exceção de algumas ilhas oceânicas, nosso país não possui terras separadas do território.
Estado-nação, é um país que detém o controle do seu território, possui um governo soberano, detentor do poder político e de decisão dentro de seu território nacional. O Brasil é um Estado-nação.
No Brasil predomina o transporte rodoviário com 61%, seguido pelo ferroviário 21%, hidroviário 14% e 4% aéreo, prejudicando assim o trânsito nas grandes cidades e piorando a poluição atmosférica com a emissão do CO² (dióxido de carbono ou simplesmente gás carbônico).
O Brasil é um país sul-americano.
O Brasil faz fronteira com todos os países sul-americanos, exceto Equador e Chile.
O fato do Brasil possuir uma fronteira tão extensa, facilita as relações comerciais, porém essas áreas ficam vulneráveis ao contrabando e ao tráfico de e drogas.
O Brasil possui terras em três hemisférios: norte, sul e oeste.
Devido à sua grande extensão no sentido leste-oeste, o Brasil possui três fusos horários (horas diferentes).
O Brasil é o quinto maior país do mundo;
O Brasil possui grande parte do seu território na zona intertropical;
Existem seis continentes: África, Europa, Ásia, América, Oceania e Antártida.
A população brasileira está irregularmente distribuída, pois grande parte da população habita na região litorânea, onde se encontram as maiores cidades do país. Isso nada mais é do que uma herança histórica, resultado da forma como o Brasil foi povoado, os primeiros núcleos urbanos surgiram no litoral.
Até o século XVI, o Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha. Esse tratado dividia as terras da América do Sul entre Portugal e Espanha.
Os principais acontecimentos históricos que contribuíram para o povoamento do país foram:
No século XVI: a ocupação limitava-se ao litoral, a principal atividade econômica desse período foi o cultivo de cana para produzir o açúcar, produto muito apreciado na Europa, a produção era destinada à exportação. As propriedades rurais eram grandes extensões de terra, cultivadas com força de trabalho escrava. O crescimento da exportação levou aos primeiros centros urbanos no litoral, as cidades portuárias.
Século XVII e XVIII: foram marcados pela produção pastoril que adentrou a oeste do país e também pela descoberta de jazidas de ouro e diamante nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Esse período foi chamado de aurífero e fez surgir várias cidades.
Século XIX: a atividade que contribuiu para o processo de urbanização foi a produção de café, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Essa atividade também contribuiu para o surgimento de várias cidades.
Comentários
Postar um comentário