9º ANO - GLOBALIZAÇÃO

Globalização

Para entender o processo de globalização, é preciso recorrer às transformações políticas e econômicas que marcaram o cenário mundial nas últimas décadas do século passado. Essas transformações estão ligadas principalmente:

Desenvolvimento do capitalismo: a decadência do socialismo no mundo no final da década de 1980 e início de 1990, deu origem a uma nova fase da economia mundial, marcada pela expansão e hegemonia do capitalismo no planeta.

Avanço científico e tecnológico: a revolução tecnocientífica, que ocorreu desde a segunda metade do século XX, também chamada de Terceira Revolução Industrial, se caracterizou pela maior integração entre a ciência e produção industrial.

Esses dois processos tornaram a economia mundial dinâmica, competitiva e interligada.

Então para muitos estudiosos, a globalização corresponde a fase mais avançada do capitalismo, caracterizada pelo aumento das trocas de mercadorias, informações e pessoas entre os países, intensificando as relações econômicas e comerciais entre os países.


O capitalismo

É um sistema político-econômico que ganhou forças a partir da Revolução Industrial, nos séculos XVIII e XIX, na França, sendo o sistema predominante no mundo hoje. Características gerais do capitalismo:

Sociedade dividida em classes sociais: trabalhadores assalariados e os capitalistas (donos dos meios de produção)

Propriedade privada dos meios de produção: os capitalistas detêm a propriedade dos meios de produção, que exploram a

mão de obra trabalhadora com o objetivo de obter lucros.

Livre concorrência e busca de lucros: os preços são livres.

Economia de mercado: aumento ou diminuição dos preços tende a variar pela lei da oferta e da procura.

O socialismo

É um sistema político e econômico baseado na igualdade, que propõe a distribuição igualitária de renda, extinção da propriedade privada, socialização dos meios de produção, economia planificada e, além disso, a tomada do poder por parte do proletariado (operários e trabalhadores).

O socialismo visa uma sociedade sem classes sociais, onde bens e propriedades passam a ser de todos. O objetivo é acabar com as grandes diferenças econômicas entre os indivíduos, ou seja, a divisão entre pobres e ricos.

Surgiu no século XVIII como forma de repensar o capitalismo. O primeiro país a implantar o regime político Socialista, a partir de 1917, na Revolução Russa, foi a Rússia.

Atualmente, os países socialistas são Cuba, China, Coreia do Norte, Laos e Vietnã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

6º ANO - JOGOS REVISÃO

6º ANO - CATEGORIAS DA GEOGRAFIA

6º ANO - CORREÇÃO PÁGINA 147